Gostava de saber se de facto a “ideia iluminada” de liquidar
o exame da 4ªclasse sempre foi para a frente ou não, pois já é tempo de acabar
com este, digamos teste de conhecimentos mas, sem qualquer sentido!
Nem sei porque é que a rapaziada de hoje tem que saber
quem foi o tal D. Afonso Henriques ou qual o rio que reflecte a cidade de
Coimbra, saber onde fica a Serra da Arrábida para quê inventaram o GPS? Actualmente,
muitas destas matérias passaram para os cursos superiores em especial os de história
mas, poucos são os que sabem as respostas às perguntas que se faziam na década
de 60 e 70 a crianças de dez anos e que a esmagadora maioria as sabia.
Francamente, o nosso ensino básico caiu no burlesco do
facilitismo da educação por conveniência. Hoje aprende-se quantos são 2+2 obrigatoriamente
com uma calculadora científica e quem não tiver, tem falta de material, pois o cérebro
não pode ser esfalfado com tão difíceis contabilidades mas, se tiver um Tablet
está salvo. Ainda me lembro da “velha” ardósia ou do caderno de papel pardo, de
beber o tão procurado abafador e de partilhar a pastilha gorila de mentol, onde
a folha de prova tinha que ser dobrada pela aba esquerda com um x de centímetros
que não me lembro pois alguns anos lá vão!
Não consigo de forma alguma compreender qual o dilema por
parte de alguns professores, dirigentes e governantes sobre a avaliação de
conhecimentos, será que dá muito trabalho ler e avaliar as provas ou eles próprios
tiveram dificuldades na aprendizagem ou quem sabe não tiveram professores com
capacidade de motiva-los!
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